Ir para o conteúdo

Manual de utilização da COScid

Introdução

A COScid (COS para o cidadão) é uma plataforma do Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo (SMOS) e uma medida SIMPLEX (SIMPLEX’20-21) que visa facilitar o acesso a informação acerca do uso e ocupação do solo em Portugal continental, incorporando funcionalidades de análise espacial e temporal que permitam conhecer o território e a sua evolução durante um período alargado de tempo. O objetivo é permitir a qualquer cidadão obter informação de uma forma simples e sem barreiras que normalmente se impõem por força de vários fatores como por exemplo a necessidade de usar software especializado. Na COScid toda a informação é disponibilizada de forma imediata e online a partir de qualquer browser.

Toda a informação disponibilizada pela COScid baseia-se na Carta de Uso e Ocupação do Solo (COS) produzida pela Direção-Geral do Território (DGT). A COS é uma cartografia vetorial de polígonos com uma Unidade Mínima Cartográfica (UMC) de 1 ha e Distância Mínima entre Linhas (DMEL) de 20 m. Isto quer dizer que todos os objetos inferiores a 1 ha (e.g., pequena mancha florestal) ou com largura inferior a 20 m (e.g., estrada estreita) não são representados na COS, sendo alvo de generalização cartográfica de acordo com boas práticas normalmente usadas em cartografia. As informações disponibilizadas pela COScid devem, assim, ser interpretadas tendo em consideração a generalização da COS que está por base. Esta cartografia é disponibilizada no seu formato original (informação geográfica vetorial) sem custos através de serviços de visualização e descarregamento acessíveis no Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) e no portal de dados abertos da DGT.

A COS tem vindo a ser utilizada por diversas entidades da Administração Pública (AP) Central e Local, setor privado, universidades e centros de investigação e desenvolvimento (I&D), nomeadamente para produção de cartografia da perigosidade de fogos rurais; elaboração, monitorização e avaliação de Planos e Programas Territoriais; reporte de Portugal de emissões por fontes e remoções por sumidouros de gases de efeito de estufa; produção de Estatísticas de Uso e Ocupação do Solo, no âmbito do Sistema Estatístico Nacional; inspeção e auditoria nos domínios do ordenamento do território e da conservação da natureza; e projetos de I&D na área do ordenamento, ambiente, agricultura e floresta. A COScid permitirá alargar o leque de utilizadores da COS, nomeadamente ao cidadão comum que tradicionalmente não tem acesso a informação sobre uso e ocupação do solo.

Funcionalidades

A imagem abaixo apresenta a janela inicial do visualizador na qual se identificam as suas 5 áreas principais, delimitadas e numeradas a laranja.

1. Menu de Ferramentas - Botão de acesso ao Menu lateral esquerdo, agregando as principais ferramentas de navegeção da aplicação.

2. Menu Superior - Menu superior direito, para operações de localizar, partilha e ajuda.

3. Menu Inferior - Menu inferior direito em rodapé do mapa, com visualização da escala e coordenadas do mapa.

4. Ferramentas do mapa - Barra de ferramentas integrada no mapa, para interações de navegação e inquirição ao mapa.

5. Ferramentas COScid - Ferramentas de análise espacial e temporal para obtenção de informação sobre o uso e ocupação do solo.

janelainicial