Ferramentas COScid¶
Barra de ferramentas lateral direita, integrada no mapa, para interações de visualização dos temas de informação de uso e ocupação do solo nos anos de 1995, 2007 e 2018.
Visualização¶
Este painel permite visualizar o uso/ocupação do solo de Portugal continental.
Existem duas modalidades de visualização:
A primeira representa o uso/ocupação do solo em 1995, 2007 e 2018. Basta carregar num dos três anos para o respetivo mapa ser mostrado. É também possível carregar no ano visualizado para desativar o mesmo, e nesse caso nenhum mapa é mostrado por estarem os três mapas desativados. Os mapas visualizados apresentam nove classes, as quais podem ser ativadas e desativadas individualmente conforme o interesse dos utilizadores. É ainda possível variar a transparência dos mapas, permitindo assim visualizar os mapas de base (estes podem ser controlados na coluna de ferramentas do lado esquerdo do ecrã).
A segunda modalidade de visualização apresenta alguns processos de alteração do uso/ocupação do solo entre os três anos referidos. Para tal, é necessário selecionar um período de alteração (e.g., 1995→2007). Os processos de alteração são apresentados sobre o mapa selecionado na primeira modalidade referida acima. Para melhor se visualizar os processos é aconselhado desativar o mapa da primeira modalidade. Poderá também ser necessário aproximar (fazer zoom) para os processos se tornarem mais evidentes. Também nesta modalidade, os processos de alteração podem ser ativados e desativados individualmente e o grau de transparência pode ser variado. Nota: a visualização dos processos também pode ser controlada a partir do painel Processos.
Estatísticas¶
Este painel permite obter informação estatística em formato gráfico e tabular sobre a extensão de área de cada classe de uso/ocupação do solo em 1995, 2007 e 2018. Permite ainda fazer comparações entre anos e/ou unidades administrativas. A informação de interesse deverá ser selecionada nas colunas 1, 2 e 3 no topo do painel. Ao selecionar uma unidade administrativa nestas colunas é possível visualizar a mesma no mapa (basta carregar no botão zoom que aparece na coluna). Os resultados podem ser apresentados em percentagem de área das unidades administrativas selecionadas ou em valor absoluto (hectares). No fim do painel encontram-se opções para exportar os resultados visualizados em formato gráfico ou tabular.
Exemplo 1: Comparar as estatísticas de uso/ocupação do solo em Portugal continental em 2018 e 1995. Fazer os seguintes passos:
-
Nos menus da coluna 1, selecionar o ano “2018” e “Continente” (opção por defeito do painel)
-
Nos menus da coluna 2, selecionar o ano “1995” e “Continente”
-
É possível selecionar o botão “Área” para visualizar os resultados em hectares
As estatísticas são mostradas no gráfico de barras. É possível ver, por exemplo, que os territórios artificializados ocupam 465 051 ha em 2018, enquanto que em 1995 ocupavam 343 897 ha.
Exemplo 2: Comparar as estatísticas de uso/ocupação do solo nos concelhos de Abrantes e Águeda em 2007. Fazer os seguintes passos:
-
Nos menus da coluna 1, selecionar o ano “2007”, a unidade administrativa “Concelho” e o concelho “Abrantes”
-
Nos menus da coluna 2, selecionar o ano “2007”, a unidade administrativa “Concelho” e o concelho “Águeda”
-
É possível selecionar o botão “%” para visualizar os resultados em hectares
As estatísticas são mostradas no gráfico de barras. É possível ver, por exemplo, que os territórios artificializados representam uma percentagem do concelho de Águeda maior do que em Abrantes (8.9% e 3.6%, respetivamente).
Dinâmicas¶
As dinâmicas de alteração de uso/ocupação do solo entre os anos de 1995, 2007 e 2018 podem ser consultadas em detalhe aqui. Depois de selecionar o período de interesse (e.g., 1995→2007), pode-se escolher o tipo de dinâmica ocorrido, nomeadamente os ganhos e perdas de área das classes de uso/ocupação do solo, ou as variações de área. A variação de uma classe resulta da diferença entre a área ganha e a área perdida. Por exemplo, variações negativas revelam que uma classe perdeu mais área do que ganhou no período em análise. As dinâmicas podem ser consultadas por unidade administrativa, as quais podem facilmente ser mostradas no mapa (basta carregar no botão zoom que aparece perto da unidade administrativas selecionada). No fim do painel encontram-se opções para exportar os resultados visualizados em formato gráfico ou tabular.
Exemplo: Saber a diferença entre 1995 e 2018 do que se refere à área ocupada por agricultura no concelho de Abrantes. Fazer os seguintes passos:
-
Selecionar o período “1995→2018” (opção por defeito)
-
Selecionar “Ganhos e Perdas” no tipo de dinâmica
-
Selecionar “Concelho” como unidade administrativa
-
Selecionar “Abrantes”
As estatísticas são mostradas no gráfico de barras. É possível ver que em 2018 existem 493 ha de agricultura que não o são em 1995. É também possível ver que houve mais perdas de agricultura do que ganhos, sendo a agricultura a classe que mais área perdeu em todo o concelho.
Processos¶
Este painel apresenta processos de alteração do uso/ocupação do solo entre os anos de 1995, 2007 e 2018. Depois de selecionar a unidade administrativa de interesse, as quais podem facilmente ser mostradas no mapa (basta carregar no botão zoom que aparece perto da unidade administrativas selecionada), pode-se visualizar o diagrama de processos. Este diagrama revela visualmente e numericamente a transferência de área entre as várias classes. Os anos de início e fim das transferências podem ser selecionadas no próprio diagrama, e pode-se visualizar os três anos simultaneamente. Ainda no próprio diagrama é possível exportar para PNG e CSV. A visualização dos processos no mapa pode ser controlada a partir deste painel à semelhança do painel Visualização.
Exemplo: Conhecer o processo de artificialização no concelho de Abrantes entre 1995 e 2018. Fazer os seguintes passos:
-
Selecionar “Concelho” como unidade administrativa
-
Selecionar “Abrantes”
-
Selecionar o período “1995→2018” (os processos tornam-se visíveis no mapa e a legenda fica disponível no painel)
-
Desativar todos os processos na legenda menos os de artificialização
-
Navegar pelo mapa com a ajuda do rato e as ferramentas de visualização do lado esquerdo do ecrã. Se desejável, mudar para o painel Visualização para desativar o mapa de uso/ocupação do solo (para manter apenas os processos visíveis).
- No painel Processos, abrir o Diagrama de processos.
O diagrama de processos revela que a maior parte da artificialização deve-se a perda de agricultura (254 ha).
Pesquisa¶
A informação disponibilizada na COScid pode ser pesquisada para obter respostas detalhadas acerca do uso/ocupação do solo em Portugal continental. As respostas devolvidas pela pesquisa podem ser unidades administrativas ou classes de uso/ocupação do solo, conforme a seleção efetuada no topo do painel. À medida que os utilizadores definem as suas seleções, surgem menus de preenchimento obrigatório. Quando todas as opções necessárias estão devidamente selecionadas, o resultado é devolvido em formato de gráfico. Em determinadas pesquisas é ainda possível filtrar o resultado através do preenchimento de opções facultativas que surgem no painel. No fim do painel encontram-se opções para exportar os resultados visualizados em formato gráfico ou tabular.
Exemplo 1: Qual o concelho onde se verificou o maior aumento relativo de territórios artificializados entre 2007 e 2018? Fazer os seguintes passos:
- Selecionar “Unidade administrativa”,
- Selecionar “Concelhos” no menu “Ordenar”
- Selecionar “Ganho de área” no menu “por”
- Selecionar “%” no menu “em”
- Selecionar “Territórios arterializados” no menu “da classe”
- Selecionar “Período 2007→2018” no menu “no”
A resposta é Vila Flor com 58.93%. Isto quer dizer que a área ocupada por Territórios arterializados cresceu 58.93% relativamente à sua área de 2007. Todos os restantes concelhos são listados por ordem decrescente. É ainda possível filtrar o resultado para uma unidade administrativa superior. Aplicando o filtro NUTS 3 – Algarve, a resposta é Portimão com 18.04%.
Exemplo 2: Qual a classe de uso/ocupação do solo que se expandiu mais em Portugal continental entre 1995 e 2018? Fazer os seguintes passos:
- Selecionar “Classe de uso/ocupação do solo”,
- Selecionar “Ganho de área” no menu “Ordenar as classes por”
- Selecionar “ha” no menu “em”
- Selecionar “Período 1995→2018” no menu “no”
- Selecionar “Portugal” no menu “para a unidade”
A resposta é Florestas com 377 362 ha. As restantes classes são listadas por ordem decrescente.