FAQs SMOS - Ortofotomapa do aeroporto de Lisboa em cor falsa

FAQ

O que é o SMOS?
O SMOS é o Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo da Direção-Geral do Território. É um sistema baseado em tecnologias do espaço e Inteligência Artificial para monitorizar o uso e ocupação do solo de Portugal Continental através da produção de informação geográfica e sua disponibilização sem custos para o utilizador.

O que é um produto SMOS?
Todos os produtos do SMOS são cartas ou mapas do território continental em formato vetorial ou raster que representam o uso e/ou ocupação do solo num determinado período.

Quais são os produtos do SMOS?
Pode encontrar os produtos SMOS aqui.

Para que servem os produtos do SMOS?
Os produtos SMOS apoiam as atividades da Administração Pública, academia, setor privado e comunidade em geral, nomeadamente nas áreas do ordenamento do território, da agricultura, da floresta, dos recursos hídricos, da proteção civil, da educação, da investigação científica e em todas as áreas e atividades com necessidades de informação sobre o uso e ocupação do solo.

Qual a diferença entre a COS e a COSc?
A COS é uma carta de uso do solo, enquanto a COSc é uma carta de ocupação do solo. Por exemplo, na COS, uma área de uso florestal é cartografada como floresta embora possa estar temporariamente sem árvores (devido a um corte). Na COSc, essa mesma área será cartografada com a ocupação do solo observada, por exemplo uma superfície sem vegetação (devido ao solo nu observado após o corte).

O que é um visualizador e o que posso fazer com ele?
Os visualizadores são plataformas online que permitem visualizar e interagir com os produtos SMOS, obtendo informações sobre o uso e ocupação do solo de Portugal Continental. Clique aqui para obter mais informações.

O que é o viSMOS, COScid e COSvgi?
São visualizadores do SMOS que permitem interagir com os seus produtos. Clique aqui para obter mais informações.

Como posso aceder aos visualizadores?
Os visualizadores funcionam em qualquer browser com ligação à internet.

Qual a diferença entre os visualizadores e os serviços de visualização do SNIG?
Os visualizadores permitem visualizar e interagir com os produtos SMOS através de um browser sem necessidade de conhecimentos e software especializados. Os serviços de visualização do SNIG permitem adicionar os produtos SMOS em software especializado como os Sistemas de Informação Geográfica (SIG), por exemplo através de Web Map Service (WMS).

Preciso ter uma conta para utilizar o SMOS?
Não é preciso conta para visualizar e descarregar os produtos SMOS. No entanto, precisa de uma conta caso deseje contribuir para o SMOS através do visualizador COSvgi.

O SMOS é gratuito?
Sim. O SMOS não tem custos para os utilizadores e o seu financiamento é assegurado pela Direção-Geral do Território com fundos próprios ou externos.

Posso receber notificações sobre o SMOS?
Pode subscrever a newsletter da DGT.

Como posso descarregar os produtos SMOS?
Os produtos SMOS são dados abertos disponíveis através de serviços de visualização e descarregamento no Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG). Existem algumas exceções, não estando disponíveis para descarregamento. É o caso, por exemplo, dos ortofotomapas devido ao grande volume de dados que representam.

Última atualização: 06 de Janeiro de 2023