Cartografia de Base - Ortofotomapa de Portimão

Cartografia de Base

A cartografia de base está na origem da cartografia de uso e ocupação do solo e dos produtos cartográficos específicos do SMOS. A cartografia de base inclui cartografia topográfica e a cartografia de imagem.

A cartografia topográfica representa os acidentes naturais e artificiais, de acordo com exigências de conteúdo, posicionamento e escala. O SMOS irá incluir cartografia topográfica referente à rede hidrográfica, e às infraestruturas de transportes e modelos digitais de terreno e de superfície de grande exatidão, em articulação com a Base de Dados Nacional de Cartografia (BDNC). A BDNC é operacionalizada pela DGT e inclui toda a cartografia oficial ou homologada de escala igual ou superior a 1:10 000.

A cartografia de imagem é obtida a partir da ortorretificação de imagens métricas captadas por sensores colocados em plataformas aéreas ou espaciais. A cartografia de imagem inclui dois produtos, nomeadamente Ortofotomapas e Mosaicos Sentinel-2.

Ortofotomapas

Os ortofotomapas são produtos raster com pixels de 25 centímetros a 1 metro, de periodicidade variável, produzidas por mosaico de imagens aéreas ortorretificadas adquiridas com câmaras fotogramétricas digitais, e que representam composições coloridas de cor verdadeira e de cor falsa. Cada ortofotomapa é construído com base em várias imagens obtidas ao longo de campanhas de aquisição de dados operadas durante a primavera e verão, permitindo uma visão do território continental sem nuvens. Estão disponíveis cinco edições (1995, 2007, 2010, 2015, e 2018) no âmbito do SMOS, coincidentes com as edições da Carta de Uso e Ocupação do Solo (COS).

Ortofotomapa de Peniche em cor verdadeira (RGB)
Ortofotomapa de Peniche em cor verdadeira (RGB)
Mosaicos Sentinel-2

Os Mosaicos Sentinel-2 são produtos raster mensais com pixels de 10 metros e representam composições coloridas de cor verdadeira e de cor falsa produzidas com as imagens multiespectrais do Sentinel-2. Cada mosaico mensal é construído com base em várias imagens ortorretificadas do mesmo mês, permitindo uma visão do território continental sem nuvens. Estão disponíveis edições mensais desde 2018.

Mosaico Sentinel-2 Imagem multiespectral de 5 de março de 2022 com nuvens
Imagem multiespectral de 5 de março de 2022 com nuvens
Mosaico Sentinel-2 Imagem multiespectral de 30 de março de 2022 com nuvens
Imagem multiespectral de 30 de março de 2022 com nuvens
Mosaico Sentinel-2 de março de 2022 sem nuvens
Mosaico Sentinel-2 de março de 2022 sem nuvens
Última atualização: 22 de Fevereiro de 2023