Cartografia de Base - Ortofotomapa de Portimão

Cartografia de Base

A cartografia de base está na origem da cartografia de uso e ocupação do solo e dos produtos cartográficos específicos do SMOS. A cartografia de base inclui cartografia topográfica e a cartografia de imagem.

A cartografia topográfica representa os acidentes naturais e artificiais, de acordo com exigências de conteúdo, posicionamento e escala. O SMOS irá incluir cartografia topográfica referente à rede hidrográfica, e às infraestruturas de transportes e modelos digitais de terreno e de superfície de grande exatidão, em articulação com a Base de Dados Nacional de Cartografia (BDNC). A BDNC é operacionalizada pela DGT e inclui toda a cartografia oficial ou homologada de escala igual ou superior a 1:10 000.

A cartografia de imagem é obtida a partir da ortorretificação de imagens métricas captadas por sensores colocados em plataformas aéreas ou espaciais. A cartografia de imagem inclui três produtos, nomeadamente Ortoimagens, Ortofotomapas e Mosaicos Sentinel-2.

OrtoSat

A cobertura OrtoSat2023 é um mosaico equalizado e ininterrupto de imagens ortorretificadas adquiridas em 2023 pelos satélites de muito grande resolução espacial Pléiades-Neo, permitindo uma visão do território continental sem nuvens.
A disponibilização da OrtoSat2023 é realizada de forma faseada e em duas composições coloridas, uma de cor verdadeira e outra de cor falsa. Em junho de 2024 a DGT disponibiliza cerca de 40% do território e no último trimestre de 2024 os restantes 60%.

Para visualização imediata da Ortosat2023 num browser da internet pode utilizar o visualizador viSMOS, onde pode analisar esta cobertura em conjunto com outra cartografia do SMOS.

A OrtoSat2023 é disponibilizada através de serviços de visualização e de descarregamento.
O serviço de visualização é de acesso público através de um serviço WMS, estando nesta fase já disponível para os 40% do território através do SNIG.

O serviço de descarregamento está apenas disponível para entidades da Administração Pública (AP), podendo ser acedido aqui.

 

OrtoSat2023 de Avis em cor verdadeira
OrtoSat2023 de Avis em cor verdadeira
OrtoSat2023 de Avis em cor falsa
OrtoSat2023 de Avis em cor falsa
Ortofotomapas

Os ortofotomapas são produtos raster com pixels de 25 centímetros a 1 metro, de periodicidade variável, produzidas por mosaico de imagens aéreas ortorretificadas adquiridas com câmaras fotogramétricas digitais, e que representam composições coloridas de cor verdadeira e de cor falsa. Cada ortofotomapa é construído com base em várias imagens obtidas ao longo de campanhas de aquisição de dados operadas durante a primavera e verão, permitindo uma visão do território continental sem nuvens. Estão disponíveis cinco edições (1995, 2007, 2010, 2015, e 2018) no âmbito do SMOS, coincidentes com as edições da Carta de Uso e Ocupação do Solo (COS).

Ortofotomapa de Peniche em cor verdadeira (RGB)
Ortofotomapa de Peniche em cor verdadeira (RGB)
Mosaicos Sentinel-2

Os Mosaicos Sentinel-2 são produtos raster mensais com pixels de 10 metros e representam composições coloridas de cor verdadeira e de cor falsa produzidas com as imagens multiespectrais do Sentinel-2. Cada mosaico mensal é construído com base em várias imagens ortorretificadas do mesmo mês, permitindo uma visão do território continental sem nuvens. Estão disponíveis edições mensais desde 2018.

Mosaico Sentinel-2 Imagem multiespectral de 5 de março de 2022 com nuvens
Imagem multiespectral de 5 de março de 2022 com nuvens
Mosaico Sentinel-2 Imagem multiespectral de 30 de março de 2022 com nuvens
Imagem multiespectral de 30 de março de 2022 com nuvens
Mosaico Sentinel-2 de março de 2022 sem nuvens
Mosaico Sentinel-2 de março de 2022 sem nuvens
Última atualização: 20 de Junho de 2024