Ortofotomapa de Faro em 2018

Sobre o SMOS

O que é

O Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo (SMOS) é uma iniciativa inovadora, concebida e desenvolvida pela Direção-Geral do Território, com o objetivo de produzir de forma contínua informação cartográfica sobre o uso e ocupação do solo. É um sistema colaborativo e multifuncional que envolve a Administração Pública, o sistema científico e tecnológico nacional, o setor privado e o cidadão comum, orientado por necessidades dos utilizadores e com política de dados abertos. O SMOS constitui uma mudança de paradigma na produção de cartografia e utiliza os mais recentes desenvolvimentos das tecnologias do espaço e Inteligência Artificial para criar produtos com mais detalhe, qualidade e rapidez.

Video file
O que faz

Um conjunto de processadores e serviços implementados na DGT aplicam algoritmos de Inteligência Artificial com machine learning e conhecimento pericial em imagens de satélite e informação geográfica de suporte para disponibilizar ao público de forma fácil e sem custos um conjunto de produtos de uso e ocupação do solo que monitorizam continuamente o território continental. Sendo colaborativo e aberto, o SMOS inclui ações formativas para capacitação dos seus utilizadores e recebe contributos voluntários com vista à melhoria contínua do sistema.

Como pode ajudar

Os produtos e visualizadores do SMOS constituem instrumentos de apoio às atividades da Administração Pública, academia, setor privado e comunidade em geral. O SMOS pode ajudar nas áreas do ordenamento do território, da agricultura, da floresta, do cadastro, da conservação da natureza, dos serviços dos ecossistemas, dos recursos hídricos, da proteção civil, da educação, da investigação científica e todas as áreas e atividades com necessidades de informação sobre o uso e ocupação do solo, como a gestão integrada de fogos rurais, a definição e monitorização de políticas públicas, na produção de estatísticas no Sistema Estatístico Nacional, e muito mais.

Valor

O SMOS produz informação fiável, atual, e aberta, que gera novo conhecimento sobre o território e a sua dinâmica, cria sinergias entre entidades e atores diversificados, introduz novas valências para formular, implementar e monitorizar políticas públicas, aumenta a eficiência da Administração Pública e reduz custos às empresas.

Produtos e visualizadores

O SMOS oferece uma gama de produtos e visualizadores que permitem conhecer o uso e ocupação do solo e a sua dinâmica. Os produtos dividem-se em cartografia de imagem, cartografia de uso e ocupação do solo e produtos específicos dedicados. Os visualizadores permitem visualizar e explorar os produtos de uma forma fácil, rápida e interativa. Para utilizadores mais avançados, os produtos também estão disponíveis através de serviços de visualização e descarregamento através do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG), podendo assim usar e analisar os produtos SMOS nos seus computadores.

Gráfico com Marca SMOS no centro e quatro círculos com as legendas Governança, Produtos e Visualizadores , Investigação e Desenvolvimento, Comunicação
Última atualização: 28 de Setembro de 2022