Captura de ecrã com visualizador COScid

Visualizadores

Através de um navegador e ligação à internet, os visualizadores do SMOS permitem explorar os produtos SMOS, fazer comparações, obter informação estatística e contribuir com informação geográfica voluntária. Conheça os três visualizadores e como podem ajudar.

O viSMOS permite explorar cada um dos produtos do SMOS com ferramentas fáceis de usar. Veja o território de longe ou de perto, sem nuvens, e como é classificado em classes temáticas ou indicadores quantitativos.
Use o viSMOS para encontrar as soluções mais relevantes para si.

A concentração de todos os produtos na mesma plataforma permite realizar fáceis comparações entre si e também entre as suas séries temporais. Explore a diferença entre uso e ocupação do solo, a sua evolução ao longo do tempo e as dinâmicas sazonais. 
Conheça melhor o nosso território com o viSMOS.

Computador portátil com imagem no ecrã do visualizador viSMOS
Clique na imagem para aceder ao visualizador viSMOS

Resumo: Visualização e interação com todos os produtos SMOS. Permite comparar produtos, detetar alterações de uso e ocupação do solo, conhecer melhor o nosso território.

Já alguma vez quis saber que município teve a maior expansão urbana ou como a área agrícola está a evoluir nas últimas décadas?
Estas e outras perguntas podem ser respondidas com a COScid (COS para o cidadão), sem necessitar de conhecimentos técnicos. 
Com base na Carta de Uso e Ocupação do Solo (COS), o visualizador COScid é uma ferramenta simples e poderosa que permite conhecer dinâmicas e obter estatística e informação variada, em forma de gráficos e tabelas, sobre o território continental ou unidades administrativas.

Computador portátil com imagem no ecrã do visualizador COScid
Clique na imagem para aceder ao visualizador COScid

Resumo: Visualização e consulta de estatísticas, dinâmicas e informação variada sobre o uso e ocupação do solo de Portugal Continental com base na COS.

COSvgi é o visualizador que aproxima ainda mais o SMOS dos seus utilizadores. Cidadãos comuns ou técnicos especializados podem submeter propostas de alteração da cartografia de uso e ocupação do solo (COS e COSc). 
Pode propor novas classes para os polígonos e pixels da cartografia ou uma nova geometria através de ferramentas simples de desenho.
Registe-se e ajude a detetar inconsistências na cartografia e a otimizar a informação.

Computador portátil com imagem no ecrã do visualizador COSvgi
Clique na imagem para aceder ao visualizador COSvgi

Resumo: Visualização e interação com a cartografia de uso e ocupação do solo do SMOS. Permite a participação voluntária dos utilizadores na monitorização do uso e ocupação do solo através de submissão de propostas de alteração. 
Requer a criação de uma conta de utilizador.

Última atualização: 30 de Janeiro de 2023